Criação de Logomarca para Fazenda de criação de Nelore PAINT
Designer Especialista em Criação de Logotipos em Brasília - DFLogotipo concebido a Fazenda Santa Emília, dedicada a criação do NELORE CEIP. através do programa PAINT
O logotipo visa transitir Qualidade e Tradicionaliade, remetendo ao gado nelore, ao melhoramento genético animal
Criação de Identidade Visual em Brasília DF
Designer Gráfico com 20 anos de experiência em criação de LogotiposSou especializado em criar a "marca" adequada à sua empresa. Criação de logotipo, papelaria e ítens nesseários a sua boa impressão Online e Offline.
Identidade Visual - A Alma de sua Empresa
"Marca" nada mais é do que a impressão que o ambiente exterior possui a seu respeito. A MARCA deve MARCAR!
Organizações famosas e reconhecidas no mercado sabem da importância da marca e investem bastante na criação ou redesign de suas identidades visuais.
O mercado já é bastante competitivo há algum tempo. E criar uma identidade visual que se comunique com seu público-alvo e promova a diferenciação e memória de seu logotipo é o primeiro passo rumo ao sucesso.
Hoje em dia há muitos "semiprofissionais" ofertando serviço de criação de logotipos como se fosse uma "padaria", pulando etapas primordiais relativas ao planejamento do projeto para diminuir o custo final.
O resultado disso são empresas que não conseguem estabelecer um vínculo de relacionamento exclusivo com seus clientes.
Os 3 Pilares na Criação de Identidades Visuais de Sucesso.
Um projeto de identidade visual, para ser bem sucedido, Deve ser:
- Original: Originalidade é pré-requisito. em meu cronograma de projeto, faço um benchmarking, isto é, analiso a identidade visual da concorrência, para, além de comprender o cenário do negócio, propiciar originalidade, mesmo em nichos ultra-segmentados
- Atemporal: Um logotipo deve ser feito para durar para sempre! Claro, existem as tendências, e estas são analisadas com afinco em meu projeto. Porém, o pressuposto de funcionar hoje e amanhã, é a base do meu objetivo de trabalho. O cliente que me contratar pode esperar uma marca moderna e atemporal;
- De fácil cognição: O trabalho de Criação de Logotipos deve se pautar em uma cognição rápida. A leitura do mesmo deve ser direta e associar ao nicho de trabalho da empresa
A definição da Identidade Visual deve ser o Primeiro projeto de Design da Empresa, antes do website, antes do marketing Digital, e qualquer propaganda.
Não se deve deixar esta etapa da sua empresa, produto ou serviço para depois. Este deve acontecer antes de qualquer atividade ou atitude promocional. Pois atua exatamente do ponto de credibilidade e reconhecimento.
Nos dias de hoje ocorre o fenômeno da saturação informativa, que é a dificuldade na criação original e na diferenciação da identidade em torno de um mercado saturado. Há muitas identidades boas, ruins, diferentes, criativas. É preciso um cuidado especial para que a identidade se diferencie das já existentes no mercado.
Com uma identidade visual bem conceituada e definida, sua empresa, produto ou serviço possuirá uma imagem sólida no mercado e, dessa forma, conseguirá transmitir os conceitos e visões da sua marca aos seus consumidores. Faz-se necessário uma ampla pesquisa de mercado e um profundo estudo do conceito que a empresa ou instituição quer passar.
Quais são os Produtos mais Comuns em um Projeto de Criação de Identidade Visual?
Criação de Logotipo e Manual de aplicação
Manual de aplicação é o documento que regulariza as aplicações do logotipo em toas as ações da empresa, produto ou serviço.
Criação de Cartão de visita
O cartão de visitas da empresa, atualmente, é o como um aperto de mão
É imprescindível no mundo corporativo, e quando entregue serve como uma autorização para que, de posse dele, a pessoa sinta-se à vontade para estabelecer contato.
Existem acabamentos especiais que enobrecem o cartão de visita, tais como verniz posicionado, cores especiais, alto e baixo-relevo, etc.
Criação de Pastas Oficiais
As pastas padronizadas são um grande diferencial para qualquer empresa.
Usadas para acompanhar documentos, normalmente também padronizados, é o momento do vínculo corporativo. De forma inconsciente, o cliente estabelecerá uma impressão consolidada quando já em serviço com a empresa.
Envelope, Crachá e Caneta
Com função semelhante à da pasta, o envelope personalizado com a identidade visual de uma empresa é extremamente bem visto pelo marcado. Na entrega ou troca de documentos, detalhes como o uso de papelaria corporativa bem planejada é o que faz a diferença.
As 6 Etapas de um Projeto de Criação de Identidade Visual - Cronograma
1 - Briefing
Reunião de preferência, presencial, onde, por meio de um Questionário desenvolvido por mim ao longo desses anos, são elencadas, de forma suscinta e objetiva, as necessidades do cliente. Neste momento todos os detalhes a respeito do projeto são discutidos
2 - Pesquisa e Análise do Ambiente
· Pesquisa: Mapeamento dos concorrentes, análise de imagens e aspectos interessantes e que venham acrescentar algo ao projeto.
· Análise do ambiente: Reconhecimento do ambiente de atuação, definido durante o briefing: onde se aprofunda no estudo e conhecimento do público-alvo, posição no mercado, níveis de consumo, políticas internas do cliente e aplicações da marca.
3 - Geração de Idéias:
Com todas as informações coletadas e organizadas, abre-se caminho para o processo de gerar idéias e conceitos a serem trabalhados na questão criativa;
4 - Definição e Desenvolvimento do Conceito:
Filtragem das informaçãoes que serão utilizadas e desenvolvidas, ou seja, o conceito a ser trabalhado será definido nesta etapa. aí, inicia-se o processo de desenvolvimendo da identidade visual propriamente dita;
5 - Apresentação, Correção e Reapresentação
- Apresentação: Com a definição da proposta,deve ser feita uma apresentação da solução através de pranchas impressas, ou computador/tablet, a critério do cliente;
- Correções: Correções feitas de acordo com os apontamentos do cliente na Apresentação;
- Reapresentação: Caso necessário, uma nova apresentação será feita. Novas correções podem ser solicitadas ou não. Se aprovada a solução apresentada, o projeto está pronto a ser finalizado.
6 - Finalização do Projeto
Após aprovado o projeto, hora de desenvolver o manual de aplicação, onde constarão as regras de aplicação da marca da empresa.
Neste momento, o projeto está pronto para ser encaminhado para registro, se necessário.
A partir daqui podem ser desenvolvidos todas os projetos que dependem da identidade visual