Gestão e Consultoria de Google Ads
Especialista em anunciar na Rede de pesquisa do Google Ads em Brasília DFAo contrário do que parece, não é fácil ter resultados positivos nos anúncios do Google a não ser que você tenha experiência e tempo disponível para gerenciar o fluxo da campanha.
Anunciar no Google Ads funciona!
Anuncios patrocinados no Google FUNCIONAM! E eu explicarei isso nesta página.
Se você chegou a esta página, eu não posso ainda dizer qual a sua experiência de vida com a plataforma Google Ads. Porém, se você ainda não ouviu, provalvelmente ouvirá ou lerá comentários do tipo:
“Ah eu anunciei mas não tive retorno”
É importante, portanto, basear o grau de veracidade desta afirmação com as seguinte premissas:
- Este cidadão possuiam um site de Qualidade?
- Este cidadão trabalhou em seus anúncios sozinho? Se sim, ele tinha experiência na ferramenta de anúcios patrocinados do Google? ou era marinheiro de primeira viagem?
- Este cidadão contratou um profissional para Gerir sua campanha no Google Ads? Se sim, ele forneceu as informações necessárias para a boa gestão da Campanha?
- O profissional de Google Ads fez um Briefing do projeto?
São vários os fatores que determinam o sucesso e o fracasso de uma campanha. A questão é que a ferramenta funciona! Se não funcionasse, simplesmente o Google já teria fechado as portas do Google Ads, assim como fez com o Google+ e outras experiências sem sucesso, normal em todas as grandes corporações de sucessoa na atualidade.
Os 4 Requisitos Básicos de um Profissional em Google Ads
Se você percebe que não tem tempo de aprender a ferramenta nem de gerir diariamente o desempenho de sua campanha, o passo mais correto é contratar um gestor especializado. Como o conhecimento nesta área é muito abstrato, eu listo 4 ítens básicos que um profissional de Google Ads precisa dominar.
Conhecimento da Plataforma
Não dá para virar especialista em Google Ads de um dia para o outro.
A ferramenta é complexa, existem vários níveis e subníveis que são de extrema necessidade de conhecimento
Conhecimento do Negócio
O profissional deve, antes de iniciar a campanha, tomar conhecimento das dores do cliente, entender como o negócio funciona, e entender sobre o público-alvo e suas pesquisas. Esta parte eu resolvo com o Formulário de Briefing de Google Ads
Conhecimento de Sites
É no site aonde o usuário irá tomar a decisão de compra. Portanto, o gestor de Google Ads deverá analisar se o site está preparado para concluir as oportunidades oferecidas no Anúncio.
Comunicação com o Cliente
É sempre necessário consultar o cliente a respeito do andamento da campanha. Sejam as vendas efetuadas pelo site ou pelo próprio Estabelecimento
Os Meus 3 Diferenciais na Gestão de Anúncios patrocinados no Google (Google Ads)
Eu sou um profissional especializado em Google Ads no segmento “Rede de Pesquisa”. Não trabalho com anúncios no Youtube e nem nos sites patrocinados – que veiculam seu anúncio baseado no Google AdSense.
A rede de pesquisa se resume ao Buscador do Google.
Foco em Resultados
O mais importante no Google Ads é trabalhar os anúncios buscando, sempre, atingir a melhor possibilidade de negócio.
Uma vez definido o objetivo, Eu traço estratégias maxilizar as possibiliades de negócio atravez da gestão simultânea dos
- Anúncios;
- Palavras-chave;
- Custo por clique (CPC);
- Público – Alvo;
- Eficácia do site e;
- Várias outras especificidades que tornam a ferramenta, ao mesmo tempo que complexa, cheia de novas possibilidades;
Acompanhamento Diário
É essencial, da parte do Gestor dos anúncios do Google Ads, o regular acompanhamento diário do desempenho da Campanha. Principalmente se tratando dos “Termos de Pesquisa” – uma métrica dispobilizada na ferramente que permite negativar pesquisas e cliques que não forcerão resultado. Ao mesmo tempo, perceber as mudanças do comportamento de pesquisa que é mutável tal qual o próprio ser humano.
Zelo pela Verba do Cliente
Trabalhar pensando em minimizar os custos do cliente, em conjugação com a posição dos anúncios, é uma máxima em que todo o profissional deve ter como meta.
Os fatores associados ao valor do clique estão ligados à
- Qualidade do Site e;
- Qualidade do Anúncio;
Esses 2 ítens atuam conjuntamente nessa questão.
As 5 etapas do Cronograma para Gestão de Anúncios no Google Ads
1 - Análise do Site
Antes de tudo, é necessário ser direto com o cliente a respeito de quão o site de destino está preparado para receber as visitas provenientes do Anúncio.
Um site preparado é:
- Site responsivo: o Mesmo precisa ser bem apresentável aos diferentes tipos de dispositivos provenientes das pesquisas do Google – Destktop, Mobile e Tablet;
- Bom Conteúdo: O conteúdo do site é o insumo essencial da conclusão da jornada de compra do Cliente. O anúncio é somente a primeira etapa. Não se engane, o usuário cliente em potencial também irá procurar outras opções na concorrência. E seu site deve causar uma ótima impressão nele.
- Velocidade: Outro quesito fundamental, não adianta ter um ótimo conteúdo, falar a língua do cliente, se o site não carrega em uma velocidade de até 3 segundos, O usuário é impaciente na web, ele irá desistir de sua pesquisa por qualquer motivo que ele considerar “justo”.
2 - Análse do Negócio (briefing)
Uma vez que o site tem qualidade, e não necessitará de prévias alterações/incrementações, é o momento onde, por meio do Briefing – Questinário a respeito do negócio- será definido o escopo do trabalho e a mensalidade de Gestão.
3 - Construção da Campanha
O Valor da mensalidade foi aceito. O profissional já tem o conhecimento necessário a respeito do negócio e, se o cliente nunca tiver trabalhado com o Google Ads, sera necessário criar tudo do zero, que é:
- Criação da conta: eu crio a conta de anúncios do cliente na plataforma, Esta conta deve ser de propriedade do cliente, na qual eu terei acesso como gerente da conta. Se for um estabelecimento comercial com sede física, será necessáro criar, também, uma conta no Google Meu Negócio, que será vinculada ao Google ADS.
- Configuração do pagamento da Verba de Anúncios : Esta pode ser via boleto ou cartão de crédito. Pode ser automática ou manual, isto depende das preferências do cliente, que será responsável pela verba do Anúncio.
- Criação do(s) primeiro(s) Anúncio(s): Dependendo do negócio, a conta terá uma ou mais campanhas, um ou mais grupos de anúncios. Estabelecer esta estrutura básica é requisito essencial para o sucesso e organização da Conta.
4 - O primeiro mês
O primeiro mês é uma etapa muito sensível do projeto, pois, dificilmente haverá retorno neste Período. Porque?
Controle dos Termos de Pesquisa:
Todo o MUNDO utiliza o Google para procurar. os termos utilizados ainda não são de conhecimento do Profissional de Google Ads. A sociedade em geral é bastante segmentada e diverge bastante quanto à vocabulários – que é a força-matriz do desempenho de uma campanha.
Portanto, paciência no primeiro mês, pois é o momento onde o profissional entrará em contato com o mundo real das pesquisas segmentadas para o nicho do projeto. A única forma de negativar consultas indesejadas, e vê-las acontecendo.
5- Evolução da Campanha
Seu site é eficiente, seu negócio se encaixa nos padrões de busca do Google, O primeiro mês já passou.
Portanto, chegamos ao momento de progresso crescente e infinito da campanha. O Google já nos ajuda com recomendações, Já conhecemos os hábitos de busca de nossos usuários. Já estamos afiados com as novas oportunidades .
O que não pode ser feito é deixar a campanha “ao relento”. O profissional (eu) continuarei cuidando de suas conta e seus resultados. A estimativa de crescimento do retorno sobre o investimento só tem a opção de crescer.
Metáfora do Google Ads
O Google Ads é uma como uma metralhadora especial e cognitiva.
Quando você a adquire, há um trabalho inicial necessário: Alinhar a mira, umedecer o cano, afiar as balas…
Porém, chega-se a um momento em que basta apertar o gatilho, sem precisar mirar, que a metralhadora já fará seu trabalho e você obterá seu objetivo, com muita precisão e eficácia.
SEO vs Google Ads
Ranqueamento Orgânico vs Anúncios Patrocinados no Google - SEO vs Google ADS
É de extrema importância saber qual é o serviço mais apropriado para a sua necessidade. e o Profissional especialista em SEO deve estar atento à isso
Eu escrevi esta seção com todo o carinho e respeito pelo seu tempo. Para você avaliar qual é a melhor opção para você.
- Quando é um produto ou serviço com muita concorrência, geralmente os anúncios patrocinados ocupam grande parte da primeira página (veja infográfico da seção.
- Existem usuários com mais experiência que rejeitam os anúncios. Dando preferência somente a resultados orgânicos. Mas é uma parcela que não dá para mensurar e não serve de estratégia para formular uma campanha;
Veja a tabela abaixo e confira mais diferenças entre as 2 mídias. Qualquer dúvida basta entrar em contato
Google Ads vs SEO - Tabela Comparativa
Nada como uma tabela para exemplificar as diferenças entre um e outro e suas peculiaridades.